A HISTÓRIA DO VICE-PRESIDENTE DA ORDEM DE MALTA DO RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO

Matéria divulgada pelo site do Grupo MPE, onde Renato Ribeiro Abreu era Presidente:

Morreu na manhã desta quinta-feira (30), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o empresário Renato Abreu. Ele era presidente do Grupo MPE, e foi proprietário em Campos, da antiga Usina Sapucaia que foi arrendada pela Coagro, e era arrendatário da Usina Paraíso e responsável pela franquia da Rádio Band FM, em Campos dos Goytacazes. O velório foi marcado para esta sexta-feira (1º), no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, onde acontecerá uma missa de corpo presente.

Nos últimos dias, o quadro clínico de Renato Abreu se agravou por problemas na coluna vertebral e ele foi levado para o hospital na capital paulista. Nesta madrugada, o empresário sofreu várias paradas cardíacas e não resistiu.

Renato Ribeiro Abreu nasceu na Ipuca, localidade São Fidélis, na Rua Loureiro em 1947. Foi alfabetizado no Colégio Estadual Elvidio Costa com a professora Fidelina Pessanha. Na sua trajetória educacional ainda tem o Barão de Macaúbas, Colégio Fidelense, o Instituto Abel, em Niterói e a Universidade do Fundão, no Rio de Janeiro. Seus pais são Renan Perlingeiro de Abreu e Lídia Ribeiro de Abreu.

O primeiro serviço de Renato, ainda menino, foi vender nas ruas da cidade, as manjubinhas que seu pai pescava no Rio Paraíba. Mudou-se para Niterói para estudar. No último ano da Faculdade de Engenharia, conseguiu um estágio na GE – General Eletric do Brasil. Concluído o curso, foi admitido na empresa como engenheiro. Recebeu desta multinacional um prêmio quando da comemoração dos 100 anos da GE, escolhido dentre 100 pessoas de um total de 400 mil funcionários de todo o mundo. Presidente do Grupo MPE, hoje, segundo o “Valor Econômico”, entre os 500 maiores do Brasil, divide com Mário Aurélio da Cunha Pinto, o controle do mesmo. Católico praticante, Renato era casado com a também fidelense, Maria de Lourdes Maia de Abreu. Cristiane, é filha única do casal.