Um pouco da História da Delegação da Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta em Minas Gerais

06/08/2020

Um pouco da História da Delegação da Associação dos Cavaleiros

da Ordem de Malta em  Minas Gerais

No dia 22 de Junho de 2020, em assembléia da Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo foi realizado um dos antigos projetos da Associação, a descentralização pela instituição  de uma Delegação no Estado de Minas Gerais.

Foram eleitos, para a nova diretoria geral o Presidente Cavaleiro de Graça Magistral Doutor Ronaldo Goytacaz Cavalheiro, e para a diretoria da Delegação de Minas Gerais o Cavaleiro de Graça Magistral Felipe Gabriel de Vasconcelos.

O projeto da criação da Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais já era um plano de mais de 10 anos, desde  então muitos planos e objetivos foram traçados até ser visualizada a possibilidade da criação da referida Delegação Mineira.

A Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais, consta com 3 Cavaleiros de Graças Magistral sendo eles: o referido Cavaleiro Felipe Gabriel de Vasconcelos, como seu Presidente, o Cavaleiro Doutor Alexandre de Carvalho Pinto Coelho como Vice- Presidente, e o Cavaleiro Doutor Hugo Henrique Aparecido de Castro Machado como Tesoureiro, ambos provenientes de antigas famílias da história de Minas Gerais desde a colônia portuguesa.

Os objetivos iniciais da Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais é prestar o maior apoio possível á Associação dos Cavaleiros do Rio de Janeiro, da qual ela é submissa, além de angariar novos Cavaleiros e dar inicio ao Projeto VOLUNTÁRIOS DA ORDEM DE MALTA coordenado pelo Cavaleiro Alfredo Apicella, com novos voluntários comprometidos com os carismas da Ordem de Malta “Defesa da Fé e Auxilio aos Pobres”,dentro e fora do Estado.

A Delegação Mineira recentemente foi agraciada com a Capela de Nossa Senhora da Piedade, uma construção do final do século XVIII, na cidade de Sete Lagoas, lugar onde será a sua sede e local de reunião e encontros espirituais para os Cavaleiros da associação. Esse pequeno templo necessita de alguns poucos consertos e adaptações para o escritório da sede, que já está sendo preparado.

Durante a epidemia de Corona Virús, a Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais se concentrará na viabilidade e estabelecimento da Ordem em Minas, através da construção do escritório da sede, nas obras a serem feitas na Capela, na inscrição dos novos voluntários e nas possibilidades de parcerias e arrecadação para os novos projetos futuros que virão.

Que Nossa Senhora de Filermo e São João Batista abençoem essa nova Delegação de Minas Gerais.

Contatos:

Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Praça Piedade, n º 10

Sete Lagoas

Cavaleiro Felipe Gabriel de Vasconcelos

Presidente da Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais

felipe.vasconcelos.ordemdemaltamg@hotmail.com

(55) 31 97123 1204

Eis algumas fotos dos meses de junho e Julho da Delegação dos Cavaleiros da Ordem de Malta de Minas Gerais:

“Imagens da Capela de Nossa Senhora da Piedade do século XVIII, Sete Lagoas-MG”

“No mês de Julho foi entregue o primeiro exemplar do livro da História da Ordem de Malta ao Monsenhor Wilson Rodrigues, Pároco da Catedral de Santo Antônio, Sete Lagoas-MG.”

“Assistência dos voluntários em casa dos mais necessitados.”